26/04/09

Construção da identidade social nos adolescentes no contexto online

No que diz respeito à ligação entre a construção da identidade e a ligação ao mundo virtual, os constrangimentos como o corpo, sexo biológico, raça, idade, tiveram um profundo efeito na auto-definição e auto- apresentação, tendo-se muitos destes atributos tornado flexíveis nos ambientes on-line. Eles tornam possível ao adolescente explorar a sua identidade pela linguagem, simulação e personagens que assume, tendo muitos amigos on-line com quem confortavelmente partilham informação sobre si próprios. Construir desta forma a identidade pode ser um processo contínuo e, quando nomeadamente os blogs criados pelos jovens, permitem um feed-back isto ajuda a criar as relações de grupos de igual. Os weblogs representam actualmente um novo meio para a comunicação mediada por computador e fornecem algumas pistas sobre a auto-expressão do adolescente. No meio virtual, a identidade é flexível, dado o possível anonimato, e o jovem, fazendo do blog um diário pessoal, permite-se escapar à confusão em assumir o ser-se adolescente. Ele cria, inventa, contrói de forma criativa e inovadora o que para ele é mais confortável de se sentir. É interessante a forma como os jovens se manifestam através dos blogues ou páginas pessoais. Os blogs possuem características que permitem uma fácil manipulação:
  • são fáceis de usar, não sendo necessários conhecimentos em HTML;
  • as formas de arquivar a informação e conhecimento facilitam o seu acesso;
  • oferecem oportunidades para os outros comentarem e darem assim um feed-back;
  • promovem uma comunidade on-line pela possibilidade da presença de links para outros blogs;
  • Possuem facilidade de manutenção e criação sem necessidade de recorrer a um técnico;

Numa análise a vários blogs e após estudos vários, chegou-se à conclusão de que existem diferenças na sua criação, apresentação e linguagem tendo em conta o género.

Um outro aspecto interessante é a forma como os jovens comunicam na impossibilidade dos gestos corporais, expressões faciais, vitais para expressar a opinião e as atitudes. Eles usam os imoticons, famosos smiles, grafismos mais utilizados pelas raparigas no seu discurso, o que pode reflectir a maior predisposição para os rapazes "negarem" os seus sentimentos. Estes utilizam um estilo de linguagem mais directo e intimista, enquanto que os elementos femininos apresentam uma maior timidez e baixa auto-estima, usando eufemismos como fuga às questões, utilizando a linguagem de uma forma bem mais passiva e até mesmo cooperativa.

No que se refere à identidade sexual, o espaço on-line favorece, pela sua flexibilidade e anonimato a expressão sexual dos jovens, bem como a sua exploração.

Em torno de todo este potencial proporcionado nomeadamente pelos blogs, acrescenta-se o perigo que representa a possibilidade de contacto com estranhos e as consequências que daí possam advir. Este aspecto está relacionado com o facto de, através do blog, os jovens poderem ser contactados on-line de variadas formas.

Consistente com a teoria de Erikson, criar uma página pessoal ou um blog relaciona-se também com sentimentos de mestria ou competências. Muitos dos jovens que criam páginas pessoais ou blogs dizem-se orgulhosos das suas habilidades que se definem, tendo em conta o uso de gráficos, existência de links, interesses, a presença explícita de valores e referências a hobbies ou desporto. Mais uma vez estas definicões variam consoante o género. Esta mestria é experienciada na criação e conteúdo do recurso construido.

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Huffaker, D.; Calvert, S. (2008). Gender, Identity and Language Use in Teenage Blogs. In Journal of Computater-Mediated Comunication, 10 (2), article 1.

Schmitt, K.; Dayanim, S.; & Matthias, S. (2008). Personal Homepage Construction as an Expression of Social Development. In Development Psychology, 44 (2), 496-506.

Schoen-Ferreira, T.; Aznar-Faria, M.; Silvares, E. (2003). A construção da identidade em adolescentes: Um estudo exploratório. In Estudos de Psicologia, 8 (1), 107-115.

http://lakshmibharadwaj.blogspot.com/2007/09/why-do-teenagers-blog.html

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