14/04/09

Cultura Digital - Terminologia: Comentário e reflexão

Competências a desenvolver: adquirir competências no uso da terminologia utilizada e dos conceitos associados à cultura dos nativos digitais. Actividade: de forma transversal, foi feita a construção de um glossário pela turma.

Comentário e reflexão - Quando a nossa prática educativa necessariamente invereda pelas tecnologias, isso implica uma constante actualização dos termos utilizados e que a cada dia se ampliam em número. Esta actividade algo dissolvida nas outras, possibilitou, sem grande esforço, a criação de um glossário acessível a todos os estudantes e de grande utilidade. Mais termos poderia ter, embora os constantes da actividade sejam um acrescento a muitos que suponho já eram de conhecimento geral. Por outro lado, o facto desta actividade ter sido feita de início garantiu o conhecimento de termos que acabaram por ser utilizados em outras unidades curriculares, como o caso de "avatar" ou peer -2 - peer. Assim, considero ter sido um ganho muito grande, esta actividade, pela forma como foi conseguida e no tempo em que aconteceu. Apesar de me terem proposto três termos para contribuir para o glossário, tive a curiosidade de fazer uma leitura atentada aos restantes de modo a poder ganhar ainda mais com esta actividade.

________________________________________

Profit/$$ por Paula Simões - Domingo, 29 Março 2009 O conteúdo e a organização dos sites comerciais é muitas vezes concebido com rentabilidade como um dos principais factores. Esta motivação com base no lucro pode ter impacto na experiência dos utilizadores dos websites

Real-Time por Paula Simões - Domingo, 29 Março 2009 Relaciona-se com uma actualização tecnológica que pode sustentar-se com base na comunicação por texto ou Internet, a um grau muito próximo de uma interacção pessoal. Um sistema em tempo real, pode ser aquele onde a sua aplicação pode ser considerada critica na sua consecussão, tendo em conta o tempo de acção

Revver por Paula Simões - Domingo, 29 Março 2009 É um serviço de partilha de videos gerados apenas pelo usuário que é pago pelos videos a que faz upload (50/50). Os vídeos podem ser exibidos, descarregados e partilhados em toda a web. Revver é uma plataforma de publicitação de videos que pode permitir a um terceiro elemento construir o seu próprio site Revver. Aqui este terceiro elemento também é pago numa proporção de 40/40/20.

___________________________________

http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/glossary/view.php?id=89598

http://www.digitalnative.org/wiki/Glossary

Sem comentários: