10/07/09

Análise da Identidade em Sites Sociais: Comentário e Reflexão

Competências: Identificar marcas identitárias da adolescência em sites sociais de jovens

Actividade: Construção em grupo de uma grelha de análise de marcas identitárias em sites sociais de jovens e análise de sites escolhidos, tendo em conta a grelha construida.

Comentário: Nada como a observação "in loco" ou estudo de caso para comprovarmos teorias, ideias e conseguirmos perceber melhor tudo o que vai sendo dito após leituras de textos sobre as várias temáticas. Esta actividade foi no fundo o culminar de tudo o que havia sido dito sobre identidade dos jovens, a sua construção e os sites sociais que eles constroem. A estratégia da procura de sites de jovens e análise com base numa grelha criada pelo grupo, fez com que nós observassemos, com olhos de ver e aplicássemos o que até aqui tanto discutimos. A prova estava à nossa frente, nos sites que analisamos, mais ou menos evidente. Para avaliarmos 4 sites acabamos por ver muitos mais. Foi interessante a partilha dentro do grupo, que mais uma vez trabalhou com afinco, das informações que os jovens transmitem nos seus sites. Cada elemento do grupo foi relacionando o observado com o assimilado previamente e o trabalho foi-se construindo. A partilha final com o grande grupo permitiu ver ainda mais além, até porque não havia análise única de hi5. Ampliamos conhecimento e mais uma vez partilhamos experiências e ideias.

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O trabalho desenvolvido ao longo desta unidade curricular culmina com o testemunho prático de tudo o que foi aqui referido. A forma como os jovens formam a sua identidade e como a tecnologia influencia essa formação. Existe um ciclo que se fecha em si mesmo quando nos apercebemos que a tecnologia ao dispor dos jovens é por eles utilizada de forma incrível e isso provoca uma formação mais ou menos atribulada da sua identidade. O resultado vai de encontro a um crescimento do individuo, mais ou menos equilibrado, mas que vai ter implicações na forma como ele utiliza as tecnologias em seu favor e para reflectir-se na sociedade a que pertence. Assim, cheguei, junto com os meus colegas de grupo a algumas conclusões:

- a análise dos sites sociais por nós feita e os resultados obtidos são uma prova das competências dos nativos digitais.

- A dificuldade em acompanhar, muitas das vezes os jovens neste percurso de utilização desses sites prende-se com a ligação tardia aos media, daí serem imigrantes digitais

- Está mais que definido o papel da Internet na construção da identidade durante a fase da adolescência, pela vivência de sentimentos de competência que permite.

- A Internet é um espaço por excelência da exploração da identidade e um meio de socialização

- Dada a elevada quantidade de adolescentes que aderem às redes sociais, torna-se urgente a necessidade de segurança na Internet e o acompanhamento pelos pais/educadores em termos de atitudes e formação/informação

- Os jovens assumem uma cultura escrita específica nos seus sites “As tecnologias não são realmente um fim em si mesmas, mas antes um meio para atingir um fim”. Todo o trabalho desenvolvido pelos vários grupos nesta actividade foi de encontro a uma resposta. Os nativos digitais utilizam a tecnologia ao seu alcance como um meio, até inconsciente de construção da sua identidade, nomeadamente nos sites que produzem e a partir dos quais interagem socialmente. Esses sites impregnam-se de marcas identitárias específicas dessa situação.

Trabalho do grupo em http://www.slideshare.net/sandramvsousa/grupo-reggae-1#stats-bottom

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A base bibliográfica foi toda a referida até à data

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