11/07/09

Reflexão final - Finalmente chegada ao porto onde agora descanso...

Finalmente chegada ao porto onde agora descanso...
Comecei esta disciplina com bom grado, sobretudo após verificar os conteúdos abordados e sentir que muita da informação e trabalhos passavam pela identificação da relação entre os media digitais e os jovens, assim como a análise das formas de interação social emergentes da utilização dos média. Na medida em que trabalho com jovens diariamente e como coordenadora TIC me apercebo facilmente da relação entre aqueles e todo o mundo digital, esta disciplina considerei-a como sendo uma ponte entre o que vejo e que elações daí posso tirar. Senti que seria também uma forma de alargar os meus horizontes ao nível científico e pedagógico. Achava que não ía ser muito fácil lidar com a necessidade de tempo e de trabalhos a realizar, aspecto que senti também em relação às outras disciplinas neste meu mestrado. Quando se está a tempo integral, há que fazer uma boa organização do tempo e do trabalho. O meu primeiro desafio foi o de ler atentamente o contrato de aprendizagem que me definiria os objectivos, as competências, o percurso de conteúdos, uma metodologia que se preveu dinâmica o que aumentou a minha motivação. A calendarização assim bem definida bem como os conteúdos e actividades previstas funcionaram como uma agenda minha nesta disciplina. Sabendo sempre o que fazer e quando e exactamente como, torna mais fácil toda a aprendizagem creio. Diria que nas minhas espectativas estava um bom porto onde chegaria, de forma a ganhar algo, a enriquecer-me como pessoa e como profissional.
Chegada finalmente ao porto onde agora descanso, revejo o que foi até hoje este percurso e sinto que só ganhei como pessoa e como profissional.
Ao longo destes trabalhos tive oportunidade de ler sobre temáticas relacionadas com as tecnologias e os jovens, pelo que ganhei muito com isso. Talvez de outra forma, não o fizesse. Sinto assim que ganhei muito em termos de utilização do meu tempo e do meu trabalho.
A forma como a partilha de opiniões foi feita via fórum considero que foi muita positiva. Os colegas manifestaram-se sempre de uma forma correcta, contribuindo com as suas ideias, mas quase sempre valorizando as restantes opiniões e trabalhos.
Após a experiência com os trabalhos de grupo, acho que não podiam ter corrido melhor a meu ver e desde já manifesto aqui o meu agrado pelos colegas com quem trabalhei que mostraram em todos os momentos um trabalho de louvar e que ajudaram a que o meu percurso também corresse pelo melhor. Os prazos foram sempre cumpridos, nunca houve falhas em termos do trabalho de grupo e a questão afectiva esteve sempre presente da forma mais positiva. Sem desprestigiar qualquer outro elemento do grande grupo, aqui nesta unidade curricular tenho a agradecer aos colegas Nuno Lopes, Octávio Inácio, Paulo Azevedo, Pedro Amaral, Rui Fernandes e Sandra Sousa. Quando existe trabalho em grupo, na minha opinião, os seus elementos são preciosos para um bom decorrer de todo o trabalho e para uma continuada vontade de prosseguir.
Um aspecto que considero muito importante teve a ver com a qualidade dos trabalhos apresentados por cada elemento ou grupo, que permitiram um maior desenvolvimento face aos conteúdos e opiniões partilhadas.
Uma questão a sublinhar pelo seu carácter positivo relaciona-se com a estrutura desta unidade. A estrutura temática tinha um fio condutor bem orientado e os timings bem definidos. Esta coerência ajudou bastante a organizar o meu tempo e trabalho.
A dinâmica entre os colegas ao longo de todo este tempo foi muito positiva e o facto de ter havido um feed back face ao resultado geral de cada tema por parte dos professores ajudou a sentir que não estavamos sozinhos. Esse feed back foi a ponte entre cada tema que fomos abordando.
Só tenho a dizer, para terminar que, se algum receio tinha, foi infundado, agora o sinto e refiro. Em nenhum momento senti perda nesta unidade curricular, pelo contrário. Os ganhos foram constantes e não terminam por aqui, pois considero terem ajudado a abrir ainda mais a porta para um desenvolvimento meu, como pessoa e como profissional.
Paula Simões

Sem comentários: